sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por Um Mundo Sem Expectativas

"Cerceamos a vida de maneira letal ao exigir extrair prazer de tudo o que nos cerca: a comida deve ser orgásmica; o cinema, brilhante; o amor, estelar. Incutimos até num pedaço de bolo a obrigação de nos inundar de prazer. E essa busca demente da felicidade se torna demoníaca porque traz consigo a massacrante sensação de derrota - nada é capaz de nos suprir de alegria, por mais esforço que façamos, porque precisamos do desalento eventual para sermos completos. Só nos contos de fadas aparecerá o herói, a mítica figura salvadora, que decretará: "Todos serão felizes para sempre", e a dor sumirá. Na vida real, somos completamente responsáveis pelo que fazemos conosco, ninguém executará a tarefa por nós."

[Trecho tirado da crônica Correndo atrás do rabo da Ailin Aleixo]


O post de hoje é meio que um protesto contra o nosso costume de criar expectativas em cima de tudo e de todos. Isso vale mais pra mim, mas serve pra quem ler também.
Acho que não sou a única cansada de frustrações, principalmente, em relação às pessoas. Esperamos demais dos outros quando, na verdade, não deveríamos esperar nada. Esquecemos que ninguém tem a responsabilidade de nos privar da realidade, da decepção ou da dor. Muitos até tentam isso de querer agradar, mas sempre chega a hora que tudo muda e, claro, a pessoa vai falar o que pensa, fazer o que quer e dizer "sinto muito, mas quero tal coisa, penso tal coisa, gosto de tal coisa e vou fazer tal coisa".
Daí você fica na merda. Simples assim. Esquecemos que nós, também, temos nossos "quereres" particulares e não abrimos mão disso (pelo menos é assim que deveria ser).

Certo, mas existe também aquela expectativa com as "coisas". Como Ailin disse, até um pedaço de bolo de chocolate tem que nos satisfazer. Saimos com nossos amigos no intuito de nos divertir e quando o lugar não está assim tão legal vem o desânimo.
Não poderíamos, nós mesmos, dar um jeito de deixar tudo mais interessante? Até a pobre da comida tem culpa se ficamos desapontados por ela não estar lá nos seus melhores dias? As pessoas têm que estar sempre alegres, carinhosas e interessadas em nós?

Enfim, acho que acaba rolando parte de narcisismo e hedonismo nisso tudo.
O grande questão é: como viver sem criar expectativas?
Será possível? Tenho minhas dúvidas. Mas acho que não. HAIHAHAUI
Daí vocês me perguntam "e por que diabos um texto desse tamanho se nem tu acredita que pode dar certo?". HAUIHUAAI.
Porque sim, meu caro ¬¬ é um modo de tentar evitar as frustrações que estão por vir.
Eu tenho tentado não esperar nada de nada e pronto.
E o que vier de bom é lucro :D


ok, já chega. Tá ficando grande e a galere tem preguiça de ler.


Adeus, manos.

5 comentários:

  1. CONFESSO QUE LI SÓ O QU TU ESCREVEU
    HDAUDHDSUHS
    quem mais espera dos outros, é quem é mais altruísta na minha opinião, e isso é um ponto positivo, queria eu que todos fossem assim, evitaria muita decepção, mas o ser humano é falho, deus criou um troço bonito e estranho ao mesmo tempo... nós! Viver é difícil.

    ResponderExcluir
  2. hmm, concordo na parte do altruísmo.
    gostei da filosofada básica no final
    HAUIHAHUIA.

    ResponderExcluir
  3. Carambola x]

    Anos lendo Sponville e Sêneca e vejo você falando igualzinho a eles, e ainda de uma maneira mais fácil de entender.

    =D

    Sério...Adorei o assunto do post...Num é por menos né...Praticamente uma companheira da filosofia x]

    "Que se dane a esperança e as espectativas, vivamos o hoje e o amanhã que nos aguarde...bom ou não"

    =***

    ResponderExcluir
  4. -- Por Um Mundo Com Expectativas --

    Do jeito que vc coloca, Bibi, as expectativas são maléficas quando exacerbadas e na medida em que as pessoas pautam suas vidas em buscar gozo pleno em todas as situações, até porque isso garante um status social danado. Prova disso é o exemplo da noitada em que o pessoal chega em um lugar não muito animado, e as pessoas ficam desanimadas. Por quê? Porque ninguém vai vê-las felizes e alegres, nem vai comentar o quanto você é popular, nem vai ter foto daquele momento pra postar no Orkut. Ok, eu me empolguei na estereotipação. Acabei também saindo de um tema pra entrar em outro, saí das expectativas para o "hedonismo social" (criei o termo agora XD). Mas eu acho que é isso que acontece. Eu vejo as expectativas como algo bom sim. É uma antecipação de coisas legais que você espera que aconteçam, e vc planeja seus dias, suas tarefas, seus sentimentos, em cima daquilo. Quando dá certo, é lindo. Quando não dá, é uma tristeza. Mas quando você supera a tristeza, seja de qual for a forma, é lindo também! Eu acho que as coisas que intensificam a alegria, a dor, as emoções de um modo geral, dão um sal na vida. Seria bem sem graça viver hoje, dormir, acordar, viver hoje, dormir, acordar, viver hoje...
    (Lembrando que isso não é papo de psicóloga, pelo amor de deus, não quero me compreender! Isso é coisa de Natália!)

    ResponderExcluir